Contudo, no início do ano também tivemos uma novidade ruim, os novos currículos que foram apresentados pela SEEDUC-RJ para “ oferecer orientações claras e detalhadas para a efetivação da nova configuração do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro”. Os currículos que foram publicados para Filosofia notoriamente reaproveitaram as orientações apresentadas no Currículo Referencial da SEEDUC-RJ de 2023, mantendo todos os problemas que existiam neste material, só que agora em uma divisão trimestral. O documento continua a não tratar satisfatoriamente as especificidades da “disciplina” e nem apresenta uma boa orientação para o planejamento dos professores. O material continua a soar como um aglomerado de tópicos mal elaborados de ciências humanas precariamente conectados, e contraria o que foi construído como cultura curricular dentro da área. Visivelmente é um material que foi feito às pressas, reaproveitando um documento anterior que carecia de qualidade e seriedade em sua preparação.
A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF) espera que a SEEDUC-RJ tenha o bom senso de garantir a liberdade para que os professores de Filosofia possam adaptar os currículos apresentados de forma coerente e em sintonia com a cultura curricular desenvolvida ao longo de décadas de ensino da disciplina no estado. Esperamos também, que a SEEDUC-RJ em conjunto com os professores da rede estadual possa trabalhar no desenvolvimento de novos documentos referentes ao Ensino de Filosofia, escutando também os diversos acadêmicos e entidades representativas de professores relacionados à Filosofia e seu Ensino.
Assinam este documento:
Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF)
Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFIL)
Fórum de Professores de Filosofia do Rio de Janeiro (FEPROFIL-RJ)
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