quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Nota sobre o Currículo de Filosofia elaborado pela SEEDUC-RJ para as escolas do estado do RJ em 2025.

    
No final do ano de 2024 os professores de Filosofia do estado do Rio de Janeiro receberam a notícia que as matrizes curriculares do Ensino Médio da SEEDUC-RJ mudariam, e que o “componente curricular” da formação geral básica Filosofia teria a carga horária ampliada. Uma mudança significativamente positiva, pois com a reforma do Ensino Médio a Filosofia tinha ficado restrita a dois tempos de aula apenas na primeira série. No ano de 2025 a Filosofia continuou com dois tempos de aula na primeira e passou a ter mais dois tempos de aula na terceira série, fato que não contemplou a demanda histórica do movimento de defesa do Ensino de Filosofia nas escolas que defende a pauta de no mínimo 2 tempos de aula para todas as disciplinas em todas as séries do Ensino Médio, mas que que ainda assim foi muito positivo.
    Contudo, no início do ano também tivemos uma novidade ruim, os novos currículos que foram apresentados pela SEEDUC-RJ para “ oferecer orientações claras e detalhadas para a efetivação da nova configuração do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro”. Os currículos que foram publicados para Filosofia notoriamente reaproveitaram as orientações apresentadas no Currículo Referencial da SEEDUC-RJ de 2023, mantendo todos os problemas que existiam neste material, só que agora em uma divisão trimestral. O documento continua a não tratar satisfatoriamente as especificidades da “disciplina” e nem apresenta uma boa orientação para o planejamento dos professores. O material continua a soar como um aglomerado de tópicos mal elaborados de ciências humanas precariamente conectados, e contraria o que foi construído como cultura curricular dentro da área. Visivelmente é um material que foi feito às pressas, reaproveitando um documento anterior que carecia de qualidade e seriedade em sua preparação. 
    A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas  (SEAF) espera que a SEEDUC-RJ tenha o bom senso de garantir a liberdade para que os professores de Filosofia possam adaptar os currículos apresentados de forma coerente e em sintonia com a cultura curricular desenvolvida ao longo de décadas de ensino da disciplina no estado. Esperamos também, que a SEEDUC-RJ em conjunto com os professores da rede estadual possa trabalhar no desenvolvimento de novos documentos referentes ao Ensino de Filosofia, escutando também os diversos acadêmicos e entidades representativas de professores relacionados à Filosofia e seu Ensino.

Assinam este documento:
Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF)
Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFIL)
Fórum de Professores de Filosofia do Rio de Janeiro (FEPROFIL-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário